All blog texts are typing on English and Portuges
Totos od textos do blog sao escritos em Ingles e em Portugues


_____________________________________________________________

To access lyrism, not anymore ordinary acts, as sending letters or post cards by mail, are fundamental exercises to not lose the size of spatial distances remaining between us...

domingo, 19 de abril de 2009

Diferentes imagens para um mesmo postal

tranlation in progress

Seguindo a trilha que conecta o corpo presente a sua própria imagem e tentando entender um pouco mais a cerca das infinitas possibilidades de manipulação deste “material” e suas potencialidades, fui até Salzburg nas ultimas férias da universidade para encontrar com Márcio.
Depois de termos respectivamente enviado e recebido cerca de 15 diferentes cartões postais e gravado e editado dois vídeos diferentes a cerca do tema e das imagens contidas nesse material; decidimos juntos que durante nosso encontro deveríamos proporcionar ao corpo a aproximação e a apropriação de uma qualidade diferente de imagens que não as usuais.
Durante a parte anterior do processo, recebi postais impressos e escritos para reprocessá-los enquanto imagem para o corpo e transformar esses impulsos em pequenas frases de movimento ou reprocessar outras já existiam, no que diz respeito a peso, fluxo, temporalidade e espacialidade.
Os movimentos resultantes desse procedimento foram organizados em forma de uma pequena partitura coreográfica sobre a qual improvisei e me dei tarefas para a gravação dos dois primeiros vídeos da série: Post Card – Hands Ballet e Post Card 2 – Poética da Saudade.
Neste nosso encontro em Salzburg, que durou cerca de três semanas, preferimos confrontar este mesmo corpo com um ambiente repleto de outra qualidade de imagens: as que dizem respeito a práticas e procedimentos que interfiram no movimento; sem a intensão de refinar ou modificar o movimento visando a qualidade técnica, mas com o intuito de tratar esses procedimentos como ferramentas que estejam disponíveis em caso de necessidade ou que modifiquem o movimento, mas de maneira sutil, quase imperceptível. Tratá-los como outras imagens para este corpo, tão processáveis e reprocessáveis quanto qualquer cartão postal que eu possa receber.
Para tanto organizamos três encontros de trabalho; cada um de cerca de duas horas, nos quais Márcio me passou noções a cerca de questões distintas como: alinhamento, foco, diferentes canais de propriocepção e percepção espacial.
Durante as duas primeiras semanas estive trabalhando com Shiran Eliaserov- jovem coreógrafa Israelense que estuda e desenvolve seus projetos na mesma escola em que Márcio e que dirigiu no semestre passado uma obra(Eyeland) da qual ele fez parte e através da qual nos conhecemos e nos tornamos amigos. A amizade com Shiran se deu através das muitas trocas que fizemos a cerca dos nossos processos de criação e articulação de obras em dança contemporânea, sempre tratando dos temas que abrangem esse campo “de coreógrafo para coreógrafo”. Desta vez em Salzburg, resolvemos os dois nos colocarmos dentro de um processo no lugar de performer além do papel de criador/coreógrafo. Para tanto tomamos uma imagem em comum dos nossos processos anteriores e partimos dela para algo que não sabíamos o que viria a ser. A imagem em questão era um abraço, presente em Eyeland, Bondage, no Projeto Memória da Carne e também em Post Cards. Trabalhamos durante essas duas semanas num ritmo de produção intenso do qual pudemos extrair material de trabalho suficiente para organizar uma pequena performance de amostragem.
Foi muito interessante ver como um criador reprocessa a obra de outro a partir de uma simples imagem comum e sem que isso tenha sido posto como tarefa para a criação de um novo produto cênico. Apenas partindo de uma imagem comum e sem tarefas específicas pude experienciar as questões dos meus próprios projetos em meu corpo e ver como elas aparecem no corpo de alguém que não as tinha experimentado anteriormente.
Depois de Salzburg seguimos os três para Berlin, onde ficamos por mais quatro dias e gravamos um vídeo que em breve estará disponível neste blog.
O vídeo é uma espécie de compilação de todas as imagens do/para o corpo que resultou desta mudança de ambiente; do confronto com esta nova qualidade de imagens e impulsos; do encontro com outro corpo para a formação de novas imagens e novos postais e sobretudo do armazenamento de novas informações a cerca de cada um dos aspectos temporais e espaciais que ficaram registrados na minha memória e que com certeza serão acessados e utilizados na próxima fase deste processo.
O tempo que passei em Salzburg e Berlin, foi muito importante para a formação deste novo panorama e para alimentar e fortalecer ainda mais as imagens que já existiam e suscitar o surgimento de outras tantas.

4 comentários:

  1. As conexões, a história, a revelação, as perguntas, a pesquisa, a descoberta, a imaginação, un conhecimento, regulação de tempo, propriedade, nenhuma palavra, troca, reeconomia, para ser, confiam, emoções, futuro refletir, pertencem, língua, saudade, bens imóveis, tradução, linha honesta, fina, alma em algum lugar, risada, olhos, reflexão, curiosidade, posição, memórias, idéias, viagem, liberdade.

    Shiran.

    ResponderExcluir
  2. ela fala portugues?ahhh....capazzz...hauhauau...
    me concentrei pra ti ler Doug (lembrei da nossa covnersa sobre a tua escrita, lembra? ...ta pompoza(com z ou com s, mas ta)hehe...além disso fiquei pensando tb nessa coisa de colaboracao dos trabalhos, da troca na criacao, o q aconteceu pra mim no A3, no Bondage tb, num processo diferente, mas com intencao e possibilidade de troca/de escuta!!! poder sentir, escutar o corpo criador, ali juntinho, é para mim o estímulo mais relevante em momentos de criacao...saber o q esta ali com vc..que corpo é aquele...e isso abrange os outros corpos,humanos ou nao..o espaço em si no TEMPO real.. o tempo que os olhos e as células percebem e recebem...uma consciencia de cada AGORA!!!heheh óh meu TCC..ehheh
    uia to escrevendinho hhhauhuahuau..que lokura...ai fiquei feliz...viu isso que acho mega precioso: o que o outro pode despertar, clarear, influenciar em mim...
    posto aqui!!!amu vcs!!!!!!!!!!!
    ai, vo posta rapido antes que comece a ler demais e acabe apagando...hauhauhauhuahuaua

    ResponderExcluir
  3. quero ver vcs lerem isso pra Shiran...imagina me traduzir..huauha Thaís loka ...
    hauhauuaua
    beiju

    ResponderExcluir